Fim e início de ano é tempo de festas e férias, mas também é uma época muito temida para quem é dono de empresa: o fechamento do balanço fiscal empresarial.
Entenda por que esse processo causa arrepios nos empresários.
Por lei, o balanço fiscal é obrigatório todos os anos
A lei determina que anualmente as empresas devem realizar o balanço fiscal para serem apresentadas à Receita Federal e assim garantir que tudo tenha sido realizado de forma correta durante o ano, além disso, esse processo auxilia donos e sócios a fazerem um diagnóstico da situação econômico-financeira da empresa.
Portanto, trata-se de uma obrigação fiscal tanto para quem é pequeno e também para quem é grande empreendedor.
Principal dificuldade do balanço fiscal é organizar os papéis
Muita coisa pode acontecer dentro de uma empresa no decorrer do ano. Colaboradores podem ser demitidos, outros contratados, a empresa pode mudar de endereço, a empresa comprou isso e vendeu aquilo, sem contar os fornecedores que vem e vão.
E na hora de realizar um balanço fiscal, a maior dificuldade que se encontra é juntar e organizar toda a papelada que traz as movimentações financeiras da empresa.
Sem os documentos fiscais, extratos, relatórios e fornecedores, o empreendedor não consegue realizar o balanço fiscal e assim fica premeditado a não ter dados fiscais e contábeis como argumento de defesa em casos de processos tributários, não consegue requerer recuperação judicial, muito menos acompanhar o desempenho financeiro da empresa.
Organizar as notas fiscais auxilia no processo
Atire a primeira pedra aquele que nunca deixou as notas fiscais emitidas dentro de uma gaveta do escritório. Saiba que esse é um grande erro que pode atrapalhar na hora de organizar os dados para serem apresentados à fiscalização.
Adotar métodos eficazes, como simples pastas, vai auxiliar a manter as notas fiscais organizadas e sempre à disposição para serem consultadas.
Dica: aproveite o tempinho livre hoje para organizar esses papéis que estão aí na sua mesa.
Balanço fiscal auxilia na boa gestão financeira
Para uma empresa evoluir de vento em popa é preciso um olhar atento à saúde financeira do negócio.
Ao reunir os dados para fazer o balanço fiscal, é possível perceber onde se está errando com gastos excessivos, verificar se os números da empresa foram positivos ou negativos no ano que passou e analisar o crescimento da organização, assim auxiliando nas próximas tomadas de decisões.
O fechamento do balanço fiscal possui prazo, e o tempo não para
As empresas possuem uma data limite para apresentar o balanço fiscal, que deve acontecer quatro meses contados a partir do último dia do ano, neste caso, dia 30 de abril.
Por esse motivo, é essencial se manter organizado durante o ano, para que você não fique com os cabelos em pé quando chega o momento de organizar todas as informações e entregá-las dentro do prazo.
Qual a melhor maneira de fazer um balanço fiscal sem erro?
Além da dica de deixar tudo organizado no decorrer do ano, outra maneira de fazer um balanço fiscal de forma correta é contar com a DMS Contabilidade.
A DMS não só auxilia no balanço fiscal anual, mas ajuda em diversas outras questões tributárias e financeiras, sem que você precise se preocupar com isso, deixando seu foco voltado para o que realmente interessa dentro da sua empresa.
Evite erros contábeis que podem prejudicar a sua empresa.
Entre em contato conosco (45) 3038-7795 | 45 99980-3334 (WhatsApp)