Seja recém-aberta, ou há anos no mercado, uma empresa não pode se dar ao luxo de desperdiçar dinheiro.
Aliar-se à tecnologia e também aplicar um programa de treinamentos para os colaboradores constatarem e evitarem erros são duas estratégias que atualmente grandes empresários têm buscado para evitar o desperdício.
Vamos avaliar juntos se a sua empresa tem cometido esses 5 erros que podem estar auxiliando no gasto desproporcional e comprometendo os bons resultados da sua empresa?!

Erro número 1: fluxo de caixa desorganizado
Você sabe quanto dinheiro entra e quanto sai do seu caixa?
Se a resposta for não, já temos o primeiro erro que você comete que tem grande auxílio no desperdício de dinheiro. Existem softwares gratuitos que são destinados a gerenciar o fluxo de caixa, como Bkper que não só organiza o processo, mas também traz relatórios e acompanhamento de dados sobre o desenvolvido de sua empresa; e o Sis Controle que auxilia a controlar despesas e receitas, cadastrar clientes e fornecedores. Ainda existem os pagos que trazem mais recursos como o Gestão Click que é o mais usado por empresas que buscam ter um fluxo de caixa organizado.
Muitas vezes vale a pena investir em um desses programas que serão grandes aliados da organização e controle financeiro de entradas e saídas.
Erro número 2: Misturar CPF e CNPJ
Se você está abrindo sua empresa agora, isso é algo que deve ser compreendido desde já.
Um erro clássico do empreendedor brasileiro é misturar CNPJ e CPF, assim não tendo diferenciação de gastos da empresa e gastos pessoais. Com isso, se torna mais difícil manter o capital de giro, além de trazer problemas em relação ao seu patrimônio pessoal.
Crie uma conta no banco só para sua empresa e tente, ao máximo possível, pagar as contas apenas com as entradas que acontecem ali. Assim também ficará mais fácil de saber quanto a empresa está lucrando.
Erro número 3: não definir tarefas para seus colaboradores
Os seus colaboradores devem ter claro em suas cabecinhas quais são suas tarefas dentro da empresa e a importância deles para o bom funcionamento do negócio.
Quando você não define a rotina ou não deixa bem explicado o que está solicitando para a equipe, o retrabalho surge, o que faz com que horas sejam desperdiçadas em trabalhos que poderiam estar trazendo rentabilidade para a empresa.
Evite falhas, contratar um serviço de treinamento corporativo é uma grande oportunidade para ajudar na gestão de seus colaboradores e também para desenvolver pessoas que poderão se destacar e apontar para a gerência erros que estão gerando gastos desnecessários.
Erro número 4: não ter cuidado com o cartão de crédito corporativo
O cartão de crédito corporativo é um grande facilitador, pois com ele você pode ter prazo para pagar fornecedores, fazer compras de itens que são necessários para o crescimento da empresa (mais máquinas que irão produzir mais produtos, por exemplo), ou simplesmente para pagar um Uber para o colaborador quando ele precisar ir tratar diretamente com um fornecedor.
Só que é preciso ter cuidado, assim como o cartão de crédito pessoal, o corporativo também pode trazer dores de cabeça. Ficar de olho nos gastos é primordial para evitar as eventuais falta de dinheiro em caixa na hora do pagamento da fatura.
Muitos gestores acabam se perdendo na utilização do cartão de crédito, o que pode virar uma bola de neve e gerar empréstimos que podem levar a falência da empresa.
Erro número 5: não ter uma empresa especializada para cuidar da gestão financeira
Muitos empresários não entendem sobre gestão financeira empresarial, por isso não conhecem sobre legislação e outras práticas desse âmbito do negócio que podem trazer desperdício de dinheiro para a empresa.
Por isso, a DMS Contabilidade está pronta para levar as melhores soluções para a sua empresa. Nossa equipe é especializada em fazer a contabilidade gerencial e societária da sua empresa, incluindo rotinas completas de contabilidade, análise de balanços (gerencial e societária) e conciliação bancária, além disso, se você precisar contamos com assessoria jurídica tributária, trabalhista, patronal e direito societário e empresarial através do escritório jurídico Arnaldo Luiz Soares Junior Advogados Associados.
Pare de desperdiçar dinheiro na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo (45) 3038-7795 | (45) 99980-3334