5 dicas para você fazer cobrança de clientes inadimplentes

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Toda empresa possui os bons clientes, aqueles que pagam as contas em dia e aqueles que nem sempre são tão certinhos assim, gerando dor de cabeça na hora de fazer a cobrança de dívida.

Uma pesquisa do Banco Central apontou que mais de 63 milhões de brasileiros estão inadimplentes e uma porcentagem deles podem ser seus clientes.

Por isso, hoje a DMS Contabilidade traz algumas dicas de como cobrar os inadimplentes de forma amigável.

Antes de sair cobrando dívidas, esteja atento ao que diz o Código de Defesa do Consumidor

codigo de defesa-inadimplentes

No Brasil existe a Lei Nº 8.078 que defende os consumidores, e se na hora da cobrança de dívidas de seus clientes você estiver desatentos a algumas informações dessa lei que é conhecida como o Código de Defesa do Consumidor, poderá não só perder o dinheiro, mas também ser processado.

De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Isso quer dizer que você não pode sair cobrando seu cliente em público, em uma festa ou anunciar na rádio, situação essa que era bem comum antes de existir a Lei Nº 8.078.

Ainda de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você poderá ser preso pelo período de três meses a um ano, além de ser multado, caso venha a infringir o artigo 71 “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, ao ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

Então venha conhecer como você pode cobrar seus clientes inadimplentes de forma amigável.

Dicas de como cobrar seus clientes inadimplentes

  1. Evite ligar no trabalho

Você até pode entrar em contato com o cliente inadimplente ligando para o trabalho dele, desde que ele tenha fornecido esse contato na hora do cadastro. O que você não pode é deixar um recado com algum colega dele explicitando a dívida e pedindo para o mesmo retornar a ligação. De qualquer forma, opte sempre em ligar no telefone particular do cliente para evitar confusões desnecessárias.

  • Educação em primeiro lugar

Assim como falamos na primeira dica, evite confusões desnecessárias e não dê brecha para que o cliente o processe por danos morais, por isso, use sempre a educação, por mais que às vezes as pessoas possam nos tirar do sério, tenha cuidado para não usar tom de acusação em sua fala.

  • Adote uma política de cobrança na sua empresa

A cobrança de inadimplentes é uma situação delicada para ambos os lados, mas você pode tornar essa tarefa menos constrangedora, até porque a inadimplência pode ocorrer por um simples esquecimento por parte do cliente. Você pode adotar um sistema de envio de e-mails ou mensagens de texto para lembrar o cliente com antecedência do vencimento da conta ou informando o status do pagamento que se encontra em aberto.

Utilize sempre um meio mais fácil de contato com o cliente, como uma mensagem no WhatsApp, por exemplo.

  • Qualifique sua equipe para a cobrança

Investir no aprendizado de seus colaboradores é sempre colher bons resultados. Então que tal treinar uma equipe para fazer a cobrança de clientes inadimplentes? Dessa forma você irá garantir que existem pessoas preparadas para cobrar de forma educada e responsável, evitando problemas judiciais e também a perda do cliente.

  • Ofereça formas de negociação da dívida

Muitas vezes o seu cliente sabe que está te devendo, porém não tem o dinheiro para quitar a dívida naquele momento, e tá tudo bem! Afinal, ninguém sabe o dia de amanhã, não é mesmo?!

Oferecer chances de pagamento e outras formas de negociação de dívida será útil para ambas as partes: para você que precisa receber aquele dinheiro e para seu cliente que precisa pagar o valor que está devendo. Busque um diálogo aberto para entender como o cliente pode pagar aquela dívida de forma mais acessível, um parcelamento no cartão de crédito, por exemplo, além de ajudá-lo também irá mostrar que a sua empresa é parceira e assim fidelizar o cliente.

Quais abordagens você tem utilizado para cobrar seus clientes inadimplentes?

Saiba que a DMS Contabilidade conta com uma assessoria e consultoria empresarial e jurídica através de uma equipe formada e preparada que vai ajudar você a adotar as melhores estratégias para coordenar sua empresa.

Fale conosco e deixe-nos levar as melhores soluções para o seu negócio.

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