Certificado Digital: o que é e como fazer

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Se você está abrindo uma empresa, ou então possui uma, já deve ter se deparado com o Certificado Digital. Essa é uma das etapas que o empresário precisa cumprir na abertura de um CNPJ.

Hoje nós te contamos um pouco mais sobre o que é o Certificado Digital e qual o processo para você fazer um. Continue lendo.

O que é o Certificado Digital?

Todo mundo precisa ter um documento de identidade para comprovar que é aquela pessoa da foto, não é mesmo?!

Da mesma forma, funciona para uma empresa. O Certificado Digital é como uma identidade eletrônica da empresa.

Para que serve o Certificado Digital?

Com o Certificado Digital é possível emitir e assinar documentos que são de obrigação ao governo totalmente online, sem a necessidade de comparecer a um cartório para reconhecer firma.

Outro ponto positivo do Certificado Digital é que ele permite a emissão de notas fiscais eletrônicas, enviar declarações do Imposto de Renda, acessar ambientes restritos no site da Receita Federal e realizar transações bancárias com segurança.

O Certificado Digital é seguro?

certificado-digital

Para quem tem medo da exposição a golpes, o Certificado Digital vem para assegurar que dá para fazer transações relacionadas à empresa no mundo online.

Para confirmar a identidade, o Certificado Digital utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis que nunca se repetem e assim permitem assinar documentos eletronicamente e o acesso em sistemas com dados confidenciais, além disso, é preciso que o certificado tenha sido emitido por uma autoridade específica do caso e credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Quem precisa ter um Certificado Digital?

Se a sua empresa não faz parte da categoria de regime tributário Simples Nacional ou MEI, é preciso ter um Certificado Digital.

Isso porque ele é importante para se relacionar com órgãos públicos de forma totalmente digital, sem a necessidade daquela papelada toda e assinaturas em punho, levando mais agilidade e menos burocracia para o seu dia a dia.

Para que a minha empresa irá precisar de um Certificado Digital?

certificado digital como fazer

Nós já mencionamos anteriormente aqui nesse texto que as empresas precisam do Certificado Digital para cumprir algumas obrigações com o governo, conheça agora quais são elas:

  • Utilizar o eSocial
  • Emitir de nota fiscal eletrônica
  • Utilizardo e-CAC
  • Autenticação de site e comércio eletrônico
  • Realizar outros compromissos por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Qual a importância do Certificado Digital para minha empresa?

O Certificado Digital é obrigatório por Lei para empresas que não se encaixam no Simples Nacional (em algumas cidades) ou MEI.

Sua empresa precisa ter um Certificado Digital para poder cumprir obrigações previdenciárias e trabalhistas dentro de sistemas do governo, como o eSocial.

Se atualmente sua empresa está no regime tributário de Lucro Presumido para que possa funcionar tudo certinho dentro das normas impostas pela Receita Federal.

Não só isso, o Certificado Digital também traz agilidade e comodidade para sua rotina dentro do negócio, fazendo com que você evite filas em cartórios e gastos desnecessários com impressão de papéis.

Como fazer o Certificado Digital?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é o Certificado Digital, a DMS Contabilidade te ajuda a solicitar.

A DMS Contabilidade está preparada para realizar rotinas fiscais com integração ao seu ERP e com o fisco, apuração de tributos, controle e Planejamento tributário, comunicação online com o fisco, preparação das declarações e obrigações fiscais.

Você também pode contar com nossa competência para fazer a contabilidade gerencial e societária da sua empresa, incluindo rotinas completas de contabilidade, análise de balanços (gerencial e societária) e conciliação bancária.

Fale com a gente! (45) 99980-3334 | (45) 3038-7795 e deixe sua empresa nas mãos de quem está no mercado da contabilidade há 15 anos.

Gostou? Conta pra gente!