Comece a programar sua declaração de imposto para 2022

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quando o final de ano chega, é hora de dar uma revisada nos impostos da sua empresa para que no próximo ano você já esteja com tudo certo para a declaração anual do imposto de renda.

Se você ainda é leigo nesse assunto e não sabe como programar seus impostos para 2022, continue lendo porque vamos te dar uma mãozinha!

O que é declaração de imposto e como deve fazer?!

declaração imposto

O imposto de renda é uma cotação anual que a empresa deve fazer. No Brasil, os impostos podem ser declarados de acordo com o regime tributário que a sua empresa se encontra.

É importante ter em mãos os documentos necessários para realizar a declaração, são eles:

  1. Rendimentos fornecidos pela pessoa jurídica da sua empresa;
  2. Recibo dos serviços prestados para pessoas físicas;
  3. Comprovantes;
  4. Livro-caixa;
  5. Documentos da arrecadação da previdência.

Você também deve ficar ligado na data em que a Receita Federal divulgará para prestar a sua declaração de imposto, que normalmente ocorre entre os dias 1º dia de março e 30 de abril, com isso, totalizam-se 60 dias para prestar o IR. Fique atento, pois se você perdendo o prazo, deverá pagar multa.

O imposto sobre a renda das pessoas jurídicas (IRPJ) em 2022

Este imposto foi desenvolvido única e exclusivamente para as empresas, corporações e grupos empresários.

Neste caso, o cálculo é feito a partir do lucro obtido no ano anterior, ou seja, no ano de 2021. Que pode ser Real, Presumido ou Arbitrado. Hoje, a alíquota para o IRPF é de 15% sob o lucro da sua empresa, com adicional de 10% sob a parcela de lucro que excede a R$ 20 mil dos meses.

Contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) para as empresas

No IR de 2022 as empresas poderão contar com uma redução nos impostos de até 1% na cobrança de CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Desta forma, as alíquotas que normalmente seriam cobradas entre 9%, 15% e 20% passam a ser de 8%, 14% e 19%.

O IR para empresas, em 2022 também tem previsão de diminuir de 15% e passar a ser 8%.

Porém, o adicional de 10% é mantido. Sendo aquele aplicado aos que ultrapassem aos 20 mil reais citados acima. Então a alíquota máxima pode ser reduzida de 25% para 18%.

Como será feita de declaração do imposto de renda em 2022

A declaração do imposto de renda em 2022 ainda poderá ser feita pela internet, como vem acontecendo nos últimos anos. Todo ano a Receita Federal disponibiliza aos cidadãos e empresas os programas, que são gratuitos, para que seja feita a declaração.

Veja como pode ser feito:

  1. Primeiro, vá até o site da Receita Federal a partir deste link
  2. Depois, clique em instalar, para que o programa seja instalado em seu computador;
  3. Após a instalação do programa, clique em “Criar Declaração”

O preenchimento da declaração pode ser feito de três formas:

  1. Preenchendo manualmente (a declaração em branco);
  2. Fazer a declaração com base na declaração do ano anterior;
  3. Ou utilizar da declaração pré-preenchida, com os seus dados atuais com base em outras declarações que foram enviadas a Receita Federal.

Quando você decidir de que forma será feita, a nova janela se abrirá e assim poderá informar todos os dados que o programa necessitar, como informações pessoais, rendimentos, quais são seus bens, etc. Não deixe de conferir todos os dados no final do seu processo.

Ao terminar o preenchimento, selecione o IR que melhor caberá para a sua empresa e receba o resultado da declaração, podendo ser: impostos a pagar ou a restituir. Por fim, se tudo estiver nos conformes, é só entregar a declaração via internet na opção: Entregar Declaração.

É importante saber dos processos do IR para que esteja tudo sobre controle na hora que você precisar fazer a declaração, levantar os dados necessários para esse processo é a primeira etapa!

E nessa hora, que tal contar com um escritório contábil que está há 15 anos prestando assessoria e consultoria empresarial?!

Fale com a DMS Contabilidade para realizar rotinas fiscais com integração ao seu ERP e com o fisco, apuração de tributos, controle e Planejamento tributário, comunicação online com o fisco, preparação das declarações e obrigações fiscais da sua empresa.

Gostou? Conta pra gente!