Os riscos fiscais são aqueles que podem gerar multas para o empreendedor caso não cumpra as obrigações tributárias, como pagamentos regulares à Receita Federal, por exemplo. Toda empresa possui obrigações tributárias e hoje a DMS Contabilidade conta quais riscos você pode correr e como evitá-los.
Quais são os principais riscos fiscais?
É bem comum empresas serem autuadas por erros que cometeram sem intenção alguma, pelo simples fato de os gestores desconhecerem obrigações e cláusulas mais complexas da legislação.
Algumas empresas começam cometendo erros fiscais na escolha incorreta do regime tributário em que se encaixam:
- Empresas de receita bruta de até 3,6 milhões se encaixam no regime Simples Nacional;
- Empresas com receita bruta de até R$ 78 milhões se encaixam no regime Lucro Presumido;
- Empresas com receita bruta acima de R$ 78 milhões se encaixam no regime Lucro Real.
Uma empresa que está com o enquadramento incorreto, muitas vezes terá de pagar mais taxas e impostos do que deveria, sofrendo com o fluxo de caixa.
Outra questão diz respeito ao pagamento de obrigações estaduais e municipais, não cumprindo as normas necessárias para arrecadação de impostos.
A sonegação de impostos é um dos maiores riscos fiscais que as empresas brasileiras sofrem. De acordo com a Agência Brasil, o Brasil deixa de arrecadar 417 bilhões de reais anualmente em impostos, sendo 47% desse valor apenas de empresas de pequeno porte.
Vale lembrar que a sonegação de impostos é um dos crimes fiscais mais graves do país, levando a prisão de 6 meses a 2 anos. Acontece que muitas vezes essa sonegação não é intencional, já que muitos empreendedores relatam dificuldades para lidar com a legislação tributária.
Como evitar os riscos fiscais?
Entenda agora como você pode evitar os riscos fiscais da sua empresa e ficar livre de multas que vão pesar seu bolso.
- Conheça a legislação tributária
Apesar de parecer meio óbvio, muitos empreendedores conhecem pouco sobre a legislação tributária. É importante ressaltar que o governo está atualizando com frequência as regras de legislação, por isso acompanhar as novidades vão ajudar a sua empresa estar sempre dentro das normas e evitar erros.
- Faça um planejamento tributário
Antes de fazer a abertura da sua empresa, pesquise sobre qual regime tributário ela se encaixa para poder conhecer tudo que você precisará para pagar os impostos de forma correta.
Outra dica para o planejamento tributário também é montar um calendário de pagamentos para não deixar nenhuma taxa para traz, esse calendário pode ser feito no próprio celular, ligando o lembrete para não se esquecer de fazer o pagamento.
- Faça auditorias com frequência
Fazer levantamentos de informações com frequência irá auxiliar a identificar falhas processuais que podem levar aos erros fiscais. Essas auditorias consistem em analisar informações de lançamentos, apuração de impostos e controle de notas fiscais para rever se está tudo ok e evitar multas.
De acordo com a lei, se o contribuinte identificar algum erro fiscal, informar ao órgão competente e efetuar o recolhimento do valor faltante, o valor da multa pode ser reduzido em até 90%.
- Conte com a DMS Contabilidade
Nós sabemos que empreender toma bastante tempo da rotina, por isso a DMS Contabilidade quer que o seu principal foco seja fazer a sua empresa crescer, sem ter que se preocupar com riscos fiscais.
Para isso, temos uma equipe especializada em gestão fiscal e tributária, que está em constante atualização sobre a legislação para deixar a sua empresa dentro das regras necessárias que irão evitar erros e também ajudar a usufruir dos benefícios concedidos pelo governo.
Foque nos seus resultados e deixe que a DMS Contabilidade cuide da saúde do seu negócio.
Fale com a gente (45) 99980-3334 | (45) 3038-7795