Um dos desafios do empreendedor na hora de começar a colocar seu produto e/ou serviço à venda é saber qual valor e qual porcentagem ganhar em cima dele.
Para não sair no prejuízo e para você aprender a precificar seu produto de uma vez por todas, a DMS Contabilidade elaborou esse artigo para os empreendedores.
Antes de tudo, o empreendedor precisa entender a diferença de preço de custo e preço de venda
Ao começar a precificar um produto ou serviço, é importante que o empreendedor saiba que isto está diretamente relacionado com a análise de custo da empresa de modo geral, e não apenas para combater o preço da concorrência. Preço de custo e preço de venda andam lado a lado, pois um depende do outro.
Quando falamos do preço de custo de um produto, não estamos falando apenas daquele valor que o fornecedor cobra, mas sim de todo o custo que esse produto em si vai gerar para a sua empresa. Isso envolve o valor do fornecedor, do espaço que o produto precisa ocupar no seu estoque, do funcionário que cuida desse produto no estoque, gastos com logísticas e impostos. Esses são alguns exemplos de fatores que você deve levar em consideração quando se fala em preço de custo.
Tendo essas informações levantadas, aí sim o empreendedor poderá fazer o preço de venda do produto, que vai trazer o valor de todos os gastos que aquele produto causa para a empresa + a margem de lucro que se pretende ganhar em cima desse produto.
Como calcular o preço de custo e preço de venda de um produto?
Como falamos anteriormente, o empreendedor deve levantar o preço de custo para poder formular o preço de venda de um produto.
Para isso, deve-se levar em consideração os custos que a empresa tem, sendo as despesas fixas como aluguel e funcionários, além das despesas variáveis como comissão de vendedores e os impostos que são pagos sobre a venda (que podem variar de acordo com cada regime tributário), para ver quanto aquele produto vai custar para sua empresa.
Considerando que a sua empresa esteja cadastrada no regime tributário Simples Nacional, utiliza-se a seguinte fórmula para descobrir o preço de custo do produto:
Preço bruto + frete + seguro + informações tributárias + %IPI, depois basta dividir esse valor pela quantidade de produtos produzidos ou serviços prestados.
Agora, quando chega a hora de calcular o preço da venda, é preciso saber a margem necessária que o empreendedor deve colocar em cima do produto para que esse valha a pena para a empresa.
Para isso, é preciso usar a fórmula:
Custo bruto + despesas fixas e variáveis + margem de lucro
Vale lembrar que na hora de criar uma margem de lucro de um produto, é importante dar uma analisada no mercado, uma vez que uma margem muito alta pode comprometer as vendas e uma margem muito baixa pode comprometer o lucro. Veja mais sobre esse assunto no próximo tópico.
Como criar o preço do meu produto?
Depois que você já sabe o preço do custo do seu produto, chega a hora de criar o preço de venda, para isso, o empreendedor deve levar em consideração dois aspectos: o financeiro e mercadológico.
No aspecto financeiro, o preço de venda do produto deverá cobrir as despesas e ainda definir um valor para que se possa lucrar em cima.
No aspecto mercadológico, leva-se em consideração o preço do produto na concorrência. É claro que cada empresa tem seus gastos diante de um produto ou serviço, mas é preciso entender que para seu produto ser vendido, ele precisa estar com preço de venda igual ou parecido do que já existe no mercado, levando em conta categoria e qualidade do produto.
Se você ainda tem dúvidas sobre como precificar seu produto, conte com a DMS Contabilidade. Somos muito mais que uma contabilidade que cuida da rotina contábil da sua empresa, nós temos uma equipe especializada que ajuda você a empreender e levar sua empresa ao sucesso.