A Demonstração do Resultado de Exercício, a DRE, é muito importante para as empresas, isso porque ela permite fazer o acompanhamento mensal de ganhos e despesas e assim monitorar o desempenho financeiro do negócio.
Saiba como aplicar na sua empresa.
DRE é como tirar um raio-x da sua empresa
A Demonstração do Resultado de Exercício é um relatório que vai mostrar se as operações de uma empresa estão dando prejuízo ou sendo lucrativas.
Todos os anos essa declaração deve ser feita junto ao Balanço Patrimonial de forma obrigatória.
Por outro lado, muitas empresas fazem a DRE mês a mês para analisar os valores recebidos, receitas e valores gastos para que assim se possa acompanhar o valor do lucro que o negócio está trazendo. Além disso, a DRE também traz números que vão auxiliar nas tomadas de decisões pelo empreendedor, também ajudando em planejamentos estratégicos para um plano de vendas, por exemplo.
Mais uma utilidade da DRE é que pode servir como base para a empresa poder calcular impostos e se enquadrar no regime tributário correto, evitando erros fiscais ou custos adicionais por enquadramentos errados.
Todas as empresas devem elaborar a DRE?
Pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEI) não tem obrigatoriedade de elaborar a DRE, ainda assim é muito importante fazer um acompanhamento de entradas e saídas para acompanhar a saúde financeira do negócio.
Já as empresas Sociedades Limitadas (LTDA) precisam elaborar a DRE todos os anos e deixá-los arquivados para serem apresentados em casos de auditoria.
Quais informações constam na DRE?
A DRE possui um padrão que é estabelecido pela Lei 6.404/1976 e deve conter as seguintes informações:
- Receita bruta: toda a receita de vendas de produtos ou prestação de serviços;
- Dedução e impostos: descontos que foram aplicados nos produtos ou serviços, além de abatimento de impostos que foram ocasionados com a venda;
- Receita líquida: receita de vendas líquidas das vendas ou serviços e o lucro bruto;
- Custo Variável: despesas com fabricação de produtos, compra de mercadorias e gastos com fornecedores
- Despesas variáveis: outros gastos que a empresa teve e que mudam de acordo com outros fatores, como combustível gasto na entrega de um produto, por exemplo;
- Margem bruta e margem de contribuição: sendo a primeira relacionada à receita líquida menos os custos variáveis e a segunda diz respeito à margem bruta menos as despesas variáveis;
- Resultado do exercício: depois do lançamento de todos os outros itens, é calculado o lucro e prejuízo de acordo com o período que foi criado o relatório.
Se não é obrigatório para a minha empresa elaborar a DRE, por que preciso fazer mesmo assim?
Elaborar a DRE ao menos uma vez por ano vai auxiliar o empreendedor a conhecer melhor a saúde financeira do seu negócio e assim entender se a empresa está dando lucro ou prejuízo.
Além disso, fica mais fácil entender o custo operacional em cima dos produtos ou serviços e o lucro que o mesmo está trazendo.
Como eu faço para elaborar uma DRE e analisar os resultados da minha empresa?
A forma mais simples de elaborar uma DRE a assim poder analisar os lucros e prejuízos que a sua empresa está trazendo para o seu bolso, é contar com a DMS Contabilidade.
A DMS Contabilidade gera sua DRE de acordo com seus dados e auxilia você a tomar decisões seguras para a condução dos negócios, além de ter uma equipe preparada para realizar rotinas fiscais com integração ao seu ERP e com o fisco, apuração de tributos, controle e Planejamento tributário, comunicação online com o fisco, preparação das declarações e obrigações fiscais.
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