Lucratividade x rentabilidade: entenda a diferença

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Você quer ter mais lucratividade ou rentabilidade para sua empresa?

Ambos os conceitos trazem indicadores-chave de desempenho para sua empresa, mas cada um leva ela para um ponto de vista diferente, por isso venha entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade para saber qual caminho seguir e trazer mais lucro para o seu negócio, ou tornar ele mais rentável.

O que é lucratividade e como ela pode ser boa para minha empresa?

Na lucratividade se tem uma margem de lucro líquida sobre um produto ou serviço. Nesse indicador, podemos levantar quanto um negócio está ganhando em cima de tudo que está recebendo.

A lucratividade é aquele dinheiro que sobra em cima de um produto depois de cobrir todos os gastos dele, seja mão de obra, fornecedor, impostos e etc, assim é possível medir um percentual de lucro que a empresa está tendo, cobrindo os custos e ainda ganhando uma margem de lucro com as vendas.

Para calcular o lucro de uma empresa, serviço ou produto, utiliza-se o seguinte cáculo:

% Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100

O que é rentabilidade e como ela pode ser boa para minha empresa?

A rentabilidade é um indicador que pode revelar o quanto de retorno sua empresa vai trazer para você ligado ao investimento inicial que foi feito sobre ela.

A rentabilidade é um cálculo muito importante para se fazer antes da abertura de um negócio para avaliar se vale a pena o investimento e em quanto tempo se terá um retorno dele.

Para saber o quanto uma empresa é, ou será, rentável aplica-se o cálculo sobre o lucro líquido total junto da soma de investimentos de um período para poder chegar a uma conclusão de que modo isso retornará aos donos da empresa.

No cálculo da rentabilidade, a fórmula é a seguinte:

% Rentabilidade = (lucro líquido/investimentos) x 100

Muitos sócios fazem o cálculo de rentabilidade anualmente com base no resultado do caixa da empresa no fim do ano, comparando ao investimento que foi necessário para mantê-la. 

Qual a importância de conhecer mais sobre lucratividade e rentabilidade?

lucratividade

É muito importante saber a diferença entre lucratividade e rentabilidade para que você possa destinar a sua empresa para o caminho que você quer seguir. Por exemplo, às vezes você está lucrando com um produto, porém o investimento em cima dele é enorme, dessa forma ficando bem longe de ser rentável.

Vamos utilizar o exemplo de um negócio sazonal, como uma loja de sorvetes. No verão, o seu lucro provavelmente será grande, mas o investimento que você deverá fazer nessa loja, como a manutenção do espaço, durará o ano todo e nesse caso o seu investimento será maior do que lucro sobre o produto, não se tornando uma empresa de muita rentabilidade.

Outro ponto importante é que saber mais sobre lucratividade e rentabilidade vai ajudar você e seus sócios a descobrirem, antes mesmo de abrir uma empresa, o quanto ela será rentável para vocês, podendo assim planejar melhor o formato que esse negócio vai tomar, como transformá-lo em uma franquia mais tarde, por exemplo, ou ainda evitar prejuízos futuramente.

O ideal é que a sua empresa traga lucro, ao mesmo tempo que seja rentável, assim o negócio conseguirá cobrir seus próprios gastos, gerar lucro e ainda dar retorno sobre o capital investido.

Como unir lucratividade e rentabilidade na minha empresa?

Para que a sua empresa tenha lucro e você e seus sócios ainda ganhem com rentabilidade, conte com a DMS Contabilidade.

Nossa equipe é preparada e responsável por não só alinhar suas rotinas fiscais, mas também dar toda a consultoria contábil para que a sua empresa saia ganhando com as melhores tomadas de decisões e assim cresça cada vez mais. Fale conosco.

Gostou? Conta pra gente!