Saiba tudo sobre fluxo de caixa

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Se você está entrando no mundo do empreendedorismo agora, com certeza já deve ter ouvido falar sobre fluxo de caixa. Mas você sabia que existem diferentes tipos dele?

A DMS Contabilidade fala sobre os principais tipos de fluxo de caixa e qual a importância de cada um para a sua empresa.

O que é fluxo de caixa?                                                                                                          

É muito importante que um empreendedor consiga ter controle das entradas e saídas dentro da sua empresa, e é para isso que serve o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é essencial para conduzir os negócios, pois é a partir dele que se tem uma perspectiva de aplicações e rendimentos. Com ele, consegue-se registrar entradas e saídas semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a necessidade do empreendimento. Não importa qual periodização você vai utilizar para registrar o fluxo de caixa, o que não dá para acontecer é deixar de fazer, por isso é primordial mantê-lo constantemente atualizado com informações coerentes e precisas, só assim você terá a chance de analisar os resultados que a sua empresa vem tendo e ter tempo hábil de mudar as estratégias para evitar uma possível falência.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

Existem alguns tipos de fluxo de caixa com diferentes características e que servem para objetivos diferentes. E a DMS Contabilidade vai te falar um pouquinho mais sobre eles.

Fluxo de caixa indireto

O fluxo de caixa direto tem como objetivo fazer análises em itens econômicos, como a depreciação de um patrimônio, por exemplo, e que não afeta o caixa diretamente, mas sim os lucros.

Esse fluxo de caixa é calculado com base na Demonstração do Resultado de Exercício (DRE), um relatório que fornece uma síntese econômica completa de resultados operacionais e não operacionais.

fluxo de caixa 2

Fluxo de caixa direto

Como o próprio nome diz, o fluxo de caixa direto tem ligação com a saúde financeira do negócio. Nele, tanto o empreendedor, como o contador, podem ter acesso aos recebimentos e pagamentos e assim ter um controle do financeiro do negócio para que estratégias e tomadas de decisões sejam mais assertivas.

Fluxo de caixa projetado

No fluxo de caixa projetado é possível fazer uma projeção financeira para o seu negócio e verificar se ele será viável no futuro.

Aqui se tem a possibilidade de verificar entradas e saídas atuais para identificar riscos e evitá-los, além de planejar investimentos, organizar recursos, e outras ações que poderão ser tomadas a partir das informações levantadas.

Como o fluxo de caixa auxilia a verificar a viabilidade de um produto

Não só fazer parte da gestão financeira e ajudar uma empresa a evitar uma falência, o fluxo de caixa também auxilia a verificar a viabilidade dos produtos que são vendidos e assim optar por manter, ou não, no portfólio.

Existe a possibilidade de fazer um fluxo de caixa com o objetivo de fazer a projeção das vendas de um produto que atualmente pode estar trazendo prejuízo para seu negócio. Digamos que ao fazer uma análise do produto em específico, você conclui que terá mais despesas com fornecedores, funcionários e aluguel do que ganhos. Consequentemente, a tendência é de chegar a um resultado onde o produto fica inviável para a empresa, e assim os gestores poderão tomar os próximos passos com base nesse fluxo de caixa.

Dicas para ter um fluxo de caixa que faça a diferença na sua empresa

Você já conhece a importância de ter um fluxo de caixa na sua empresa, mas quer fazer a diferença com dicas que ajudam a sua empresa crescer?!

Conte com a DMS Contabilidade!

A DMS Contabilidade cuida da saúde financeira do seu negócio, utilizando estratégias que unem empreendedor e contador em análises de dados que trazem ótimos resultados.

Gostou? Conta pra gente!