Se você está abrindo sua empresa agora ou se você já tem seu próprio negócio alguma vez deve ter pensado: toda empresa precisa de contador ou eu posso cuidar da minha contabilidade por conta própria?
Preparamos uma matéria para tirar suas dúvidas a respeito desse assunto.
Quais empresas precisam de um contador?
De acordo com a lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179, “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.
Desta forma, todas as empresas precisam de um contador para cuidar das obrigações fiscais perante ao governo. A única exceção que isenta uma empresa de contratar uma contabilidade é os prestadores de serviço que optam pelo MEI, uma vez que os tributos são pagos de forma simplificada.
Microempresas também precisam de um contador?
Se os microempreendedores individuais são isentos da contratação de um contador, as microempresas (ME) também estão livres dessa obrigação?
Uma microempresa deve escolher um regime tributário entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real para poder atuar no país, dessa forma se torna obrigatório a contratação do serviço de contabilidade.
Enquanto o MEI não precisa de tanta documentação para abrir um CNPJ, sendo até mesmo possível fazer isso de maneira online através do Portal do Empreendedor, empresas do tipo ME deverão cumprir com obrigações fiscais, como emissão de notas fiscais, declaração de impostos, demonstrativos contábeis, entre outros durante a jornada empreendedora e assim poderão contar com o contador desde o processo de abertura do CNPJ, que além de otimizar esse processo burocrático, também irão garantir que tudo ocorra de maneira adequada.
O que um contador pode fazer pela minha empresa?
Além de cuidar das obrigações fiscais da empresa, um contador vai ajudar a sua empresa a crescer.
O contador vai começar levando sua empresa além ao enquadrar ela no regime tributário correto, com isso, sua empresa poderá pagar menos impostos evitando gastos desnecessários e ainda assim estar cumprindo com todas as obrigações fiscais corretas indicadas para o seu negócio, além disso, o contador também poderá planejar a divisão societária e realizar essa parte burocrática para o empreendedor.
Conheça os riscos de não ter um contador
Você já sabe que é obrigatório para toda e qualquer empresa contratar os serviços de uma empresa de contabilidade – com exceção dos microempreendedores individuais.
Mas você conhece quais são os riscos de não ter um contador?
Começando pela abertura do CNPJ, o empreendedor pode enfrentar lentidão ao se deparar com a burocracia no processo de abertura, coisa que ao contratar um contador, o mesmo ficará responsável pelos trâmites burocráticos e assegurar que tudo seja realizado corretamente para que o empresário possa começar a sua empresa do jeito certo.
Um dos maiores riscos em não ter uma contabilidade é ter complicações com o Fisco, já que eles exigem uma série de documentos em dia, como:
- guias de pagamento;
- emissão de notas fiscais;
- contrato social;
- balanços e livros contábeis;
Quando o empresário não tem esses itens documentados, o ato pode ser considerado sonegação de impostos, que é crime e pode levar a multa e prisão.
Com a DMS Contabilidade a sua empresa fica em dia com o Fisco e ainda conta com uma consultoria que analisa diariamente opções que evitam gastos desnecessários na sua empresa, ajudando a sua empresa a lucrar mais, e traçando uma parceria com o empresário com estratégias que focam no crescimento da empresa.
Tudo que você precisa para empreender de maneira eficiente e expandir seus negócios. Fale com a gente!